Vocês já ouviram falar da luz 'engarrafada'?
Quem tem um tempinho a mais certamente viu na BBC Brasil ou na Globo uma reportagem que tinha haver com isso.
Para quem não teve esse tempinho aqui está o link : Invenção da Luz Engarrafada
Bom, orgulhosamente venho aqui dizer que um Brasileiro teve uma ideia simples, econômica, sustentável e de Pura Química, que se espalhou pelo mundo todo.
Para quem não entendeu vou explicar brevemente aqui.
Você já percebeu que quando enchemos um recipiente (copo) com água e este é atingido pela luz do sol, essa[a luz] se reflete no copo?
Uma imagem para melhor compreenção:
O que acontece na luz 'engarrafada' é em partes isso. Como a garrafa usada deve ser transparente, então o efeito é semelhante ao da imagem acima. Mas, ainda temos um pequeno detalhe que faz toda diferença. Temos água dentro da garrafa. quem sabe como ocorre o arco-irís certamente lembrará que a água transmite a luz incidida sobre ela. Ou seja, uma parte da luz do sol que incidiu sobre a garrafa lá em cima do telhado será refletida através das moléculas de água para a parte de dentro da garrafa. certo?
Vamos ver essa imagem pra novamente clarear um pouquinho:
As linhas finas são os caminhos que essa luminosidade percorre. No decorrer desse caminho dentro da garrafa, a luz vai sendo 'liberada' na forma de reflexo dentro da residência a cada vez que se choca com as paredes transparentes do recipiente.
Mas, alguém aí parou e pensou... Se precisa somente disso para que o cloro?
O cloro consegue evitar a proliferação de micro-organismos que gerariam lodo (algas) e assim diminuiriam essa emissão de luz captada e refletida pela garrafa com água.
Quem quiser mais informações sobre o cloro, aqui esta: Cloro
Bom, galerinha... por hoje é isso!
Peço à todos que votem na enquete aqui do ladinho!
Abraços e muita Química pra vocês!
Fonte imagem 1: portaldoprofessor.mec.gov.br


Muito legal essa idéia, parece bastate sustentável.
ResponderExcluirMuito legal isso.. Ainda mais a idéia sendo de um Brasileiro... Ele já deve ter mudado a vida de varias pessoas com essa invensão.
ResponderExcluirDaqui a pouco vamos fazer igual o didi e engarafar tambem o grito.
ResponderExcluirInteressante esta nova descoberta, pois é um recurso que pode ser utilizado por comunidades que não tem energia elétrica disponível em sua região e para comunidades que tem acesso a energia elétrica, porém pode utilizar este recurso para economizar. Química Sem Fronteiras -Mayara e Jesyca.
ResponderExcluirCORTA PRA 18 PERCIVALLLLL!!!!!!!!! kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAgora é sério... ;)
Pensando nos aspectos de sustentabilidade, acho bem interessante essa idéia, inovadora e totalmente ''Brasileirinha'' ''ETanóois na Química''
Ate que enfim alguém teve uma ideia simples e que funciona, para se economizar energia, diferente outras dicas como,"colocar garrafas pet cheias de água em cima do padrão" ISSO NÃO FUNCIONA...!!
ResponderExcluirGenial, econômica e sustentável essa ideia do seu Alfredo Moser... Tanto para o pessoal que quer economizar energia elétrica e ajudar no meio ambiente quanto para os que não usufrui dessa disponibilidade como muitos que moram em zona rural.
ResponderExcluir